Processo de trabalho: avaliação dos enfermeiros de um hospital de ensino

Autores

  • Maira Buss Thoferhn Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leandro Rauber Joner Prefeitura Municipal de Osório/RS
  • Adrize Rutz Porto Universidade Federal de Pelotas/RS
  • Manuela Gomes Campos Borel Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Michelle Jacondino Barboza Universidade Federal de Pelotas/RS
  • Neyla Cristina Cavalló Viana Universidade Federal de Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.27175

Resumo

Objetivo: conhecer o processo de trabalho dos enfermeiros de um hospital de ensino, e sua relação com a assistência de Enfermagem. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva. Como participantes, contou-se com a presença de nove enfermeiros de um hospital de ensino de médio porte. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2012 por meio de dois encontros de grupo focal e analisados pela proposta operativa de Minayo. Resultados: revelam-se três categorias temáticas: visão dos enfermeiros acerca das fragilidades no processo de trabalho da Enfermagem, visão dos enfermeiros acerca das potencialidades no processo de trabalho da Enfermagem e visão dos enfermeiros acerca das estratégias para mudança no processo de trabalho da Enfermagem. Considerações finais: esta pesquisa emergiu a necessidade de construir momentos que permitam a reunião dos profissionais em espaços de discussão e troca de informações, de maneira que os participantes discutam o seu processo de trabalho, e não somente recebam ordens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Buss Thoferhn, M., Rauber Joner, L., Rutz Porto, A., Gomes Campos Borel, M., Jacondino Barboza, M., & Cristina Cavalló Viana, N. (2019). Processo de trabalho: avaliação dos enfermeiros de um hospital de ensino. Revista De Enfermagem Da UFJF, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.27175

Edição

Seção

Artigos Originais