O ATO DE CUIDAR: EXPERIÊNCIA POLÍTICA NO DIRETÓRIO ACADÊMICO CELINA VIEGAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2446-5739.2017.v3.14003Resumo
Objetivo: Apresentar e discutir as experiências e as atividades vivenciadas ao logo de um ano de gestão em um Diretório Acadêmico de Enfermagem. Métodos: Relato de experiência a respeito da gestão do Diretório Acadêmico, desenvolvido por um grupo de estudantes. Resultados: O diretório acadêmico proporciona, na graduação, a participação do aluno e sua integração às ações e lutas coletivas. A gestão do diretório acadêmico foi responsável por articular conselhos estudantis e movimentos em benefício dos alunos e democratizar as decisões que afetariam o corpo discente, além de organizar eventos científicos, incentivando a participação e a criação de ligas acadêmicas, bem como atuação e mobilização social, implementação de sugestões viáveis, articulando as ações com a Faculdade de Enfermagem. Conclusão: Experienciar a Diretoria acadêmica foi de grande valia para todos nós, sendo um momento ímpar que ficará marcado em nossas vidas, deixando a essência do cuidar, que se iniciou pela vontade de cuidarmos uns dos outros.