Templo de Salomão como "espaço de todos"

o turismo e suas experimentações

Autores

  • Carlos Gonçalves da Fonseca UFRRJ

Palavras-chave:

Turismo, Templo de Salomão, IURD

Resumo

No presente trabalho, analiso os processos e dinâmicas de construção do Templo de Salomão como um espaço para todos a partir das experimentações do turismo e suas modalidades. Para tal análise, foco nas visitações e no turismo, buscando olhar para as intencionalidades da instituição no uso do turismo ao Templo de Salomão. A metodologia do trabalho foi a etnografia feita no Templo de Salomão em 2018 e pesquisa documental. O turismo é peça fundamental na formação da identidade da IURD, na construção de sua referência a partir de um tradicionalismo reconstruído. Esse tradicionalismo, a partir dos elementos em referência ao Israel Mítico, é utilizado pela IURD a fim de “trazer a Terra Santa a todos”.  As diversas experimentações do turismo no Templo de Salomão se dão na maneira pela qual o Templo em si se torna um local para o turismo religioso, no qual estão em jogo o lugar que a Igreja Universal busca alcançar no campo religioso brasileiro, se tornando também uma figura importante na dimensão do turismo religioso, que até então era dominada pela Igreja Católica. Aliado a isso, o Templo de Salomão, que também é o espaço de culto, estabelece o turismo e a figura do turista como centrais na sua forma de se pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista estudos feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.

FREIRE-MEDEIROS, BIANCA; DA SILVA, NATHALIA PEREIRA. “Um Passeio além do Temp (l) o” Experiências lúdico-midiáticas e agenciamento da história no “Jardim Bíblico” do Templo de Salomão da IURD. 2019.

FROSSARD, M. S.(2013).“Caminhando por terras bíblicas”: religião, turismo e consumo nas caravanas evangélicas brasileiras para a Terra Santa. Tese de doutorado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

FROSSARD, Miriane Sigiliano. Rumo à Terra Prometida: um estudo sobre o mercado de caravanas evangélicas brasileiras para a Terra Santa. XI Seminário da Associaçao Nacional de Pesquisa e Pós-Graduaęao em Turismo, 2014.

GOMES, Edlaine de Campos. A era das catedrais da IURD: a autenticidade em exibição. Tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011

GUTIERREZ, Carlos. Beyond religion: the use of Jewish symbolic goods by the Universal Church. Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. 2014

GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Turismo e etnicidade. Horizontes antropológicos, v. 9, n. 20, p. 141-159, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo: Edusp, 2007.

MARIANO, Ricardo. Mudanças no campo religioso brasileiro no censo 2010. Debates do NER, v. 2, n. 24, p. 119-137, 2013.

ORO, Ari. A reconfiguração do espaço público religioso brasileiro: o protagonismo da Igreja Universal do Reino de Deus, In: MEZZOMO. Frank. Religião, Cultura e Espaço Público. São Paulo: Fecilcam, 2016, p. 51–79.

PEREIRO, Xerardo; FERNANDES, Filipa. Antropologia e Turismo: Teorias, métodos e praxis. Colección PASOS Edita, n. 20, 2018.

PRITCHARD, Evans. Os Nuer: uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo nilota. São Paulo. Perspectiva, 1978.

SANCHIS, Pierre. Peregrinação e romaria: um lugar para o turismo religioso. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, v. 8, n. 8, p. 85-97, 2006.

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo, poder e dominação: um diálogo com Michelle Perrot e Pierre Bourdieu. Perspectiva, v. 21, n. 1, p. 121-149, 2003.

STEIL, Carlos A. Antropologia do Turismo: Comunidade e Desterritorialização. Trabalho apresentado na XXIV Reunião de Antropologia. Olinda, junho 2004.

STEIL, Carlos Alberto; CARNEIRO, Sandra de Sá. Peregrinação, turismo e nova era: caminhos de Santiago de Compostela no Brasil. Religião & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 105-124, 2008.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo. Martin Claret. 2013.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Gonçalves da Fonseca, C. (2025). Templo de Salomão como "espaço de todos": o turismo e suas experimentações. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (40), 208–225. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/36643

Edição

Seção

Artigos