O Estado e as classes sociais em Nicos Poulantzas, Erik Olin Wright e Claus Offe

a luta de classes, a estrutura e a seletividade estatal

Autores

  • ANTONIO DANILO PEREIRA SANTANA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.34676

Palavras-chave:

Classes sociais, Estado, Marxismo, Relações de produção

Resumo

Os estudos acerca das classes sociais constituem, talvez, o ponto menos consensual dentro da teoria marxista. Da Economia à Filosofia, da Sociologia à Ciência Política e às correntes que defendem uma abordagem psicanalítica casada ao marxismo, enfim, por todas as áreas que bebem nessa tradição teórica, nunca se chegou a um consenso razoável quanto à categoria classe social, quando muito, talvez a um entendimento comum mínimo, isto é, o de que as classes são constituídas na esfera da produção, não na do mercado. Tampouco a categoria Estado, enquanto núcleo principal do poder político da sociedade, constitui um elemento teoricamente pacífico em sua relação com as classes e em sua respectiva estruturação, dentro do materialismo histórico. Neste trabalho, busco analisar como Nicos Poulantzas, Erik Olin Wright e Claus Offe, representantes de diferentes correntes teóricas marxistas, concebem as classes sociais e a relação destas com o Estado, correlacionando tais categorias a outras esferas da realidade como um recurso analítico para a problematização do capitalismo na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTTOMORE, Thomas Burton. As classes na sociedade moderna. Tradução de Fanny Tabak, Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1978.

COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e Política – a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo, SP: Editora Cortez, 1996.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Louis Bonaparte. Tradução de Sílvio Donizete Chagas, São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010.

MIGUEL, Luis Felipe. De que falam os marxistas quando falam em classes? Revista Mediações, Londrina, PR, 3, 1998.

MURSWIECK, Axel. Politische Autonomie und Sozialpolitik im Kapitalismus, in: (Hrsg.), Staatliche Politk im Sozialsektor, München, DE: Billerbeck University Verlag, 1976.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Tradução de Barbara Freitag, Rio de Janeiro, RJ: Editora Tempo Brasileiro, 1984.

PERISSINOTTO, Renato Monseff. O 18 Brumário e a análise de classe contemporânea. Revista Lua Nova, São Paulo, SP, 71, 2007.

POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Tradução de Francisco Silva, São Paulo, SP: Martins Fontes, 1986.

_______. As classes sociais no capitalismo hoje. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editora, 1975.

_______. O Estado, o poder, o socialismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

TARRIT, Fabien. Marxismo analítico e classes sociais. Revista Crítica Marxista, Campinas, SP, 42, 2016.

WRIGHT, Erik Olin. Class counts: comparative studies in class analysis. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

PEREIRA SANTANA, A. D. (2022). O Estado e as classes sociais em Nicos Poulantzas, Erik Olin Wright e Claus Offe: a luta de classes, a estrutura e a seletividade estatal. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (35), 255–275. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.34676

Edição

Seção

Artigos