Sons, Corpos e Lugares

Para uma metonímia das cidades musicais contemporâneas

Autores

  • Paula Guerra Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34364

Palavras-chave:

Voguing, Brasil, Resistência, Corpo, Performance

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar que as cidades musicais se têm metamorfoseado. Estas são compostas por outros espaços, corpos e movimentos que marcam, também elas, as suas sonoridades. Este ensaio tem como foco a perceção do voguing enquanto um elemento essencial na criação e de demarcação das cidades musicais contemporâneas no Sul Global. Partindo da sua contextualização histórica, o artigo centra-se num exemplo explicativo desta dimensão. Do corpo enquanto palco de resistência, mas também enquanto materialização de múltiplos processos de exclusão social. Mais ainda, entendemos o voguing e o corpo como formas e modos de existência, dentro de uma sociedade patriarcal e profundamente opressora das comunidades LGBTQI+. Para o efeito, uma vez que nos debruçamos sobre o corpo enquanto matriz performativa dos/nos espaços urbanos, relacionais e sociais, tomamos de assalto um conjunto de fotografias que demonstram estas afirmações, todas elas referente à House of Império, uma house – na sua conceção histórica – com ligações ao Rio de Janeiro, a São Paulo e a Minas Gerais. Pretendemos, assim, dar a conhecer um outro lado das cidades musicais contemporâneas.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Guerra, P. (2021). Sons, Corpos e Lugares: Para uma metonímia das cidades musicais contemporâneas. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (33), 171–197. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34364

Edição

Seção

Dossiês