Negro mendes e as disputas pela cidade a partir do afro peruano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34208

Palavras-chave:

Negro Mendes, Afro peruano, Rio de Janeiro, Migração , Etnografia

Resumo

Neste artigo, examinamos a ocupação de certos espaços na cidade do Rio de Janeiro por Negro Mendes, um grupo dedicado à música afro-peruana e formado principalmente por imigrantes latino-americanos em 2002. Nosso objetivo é mostrar que Negro Mendes desestabiliza ideias relacionadas às expectativas sobre a identidade nacional peruana legitimada, disputando, portanto, marcas de identificação ligadas ao peruano e ao que significa habitar a cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, fazemos uso do trabalho de campo etnográfico realizado junto a Negro Mendes entre 2013 e 2017. Procuramos produzir conhecimento a partir de nosso vínculo com o grupo, acompanhando seus membros em várias situações que de alguma forma se cruzaram com Negro Mendes. Isso incluiu percursos por espaços associados à vida privada, bem como trajetos por lugares relacionados à diversão pública dos habitantes urbanos, tais como salões de festas, auditórios, centros culturais e casas noturnas. A partir do trabalho de campo, neste artigo abordamos a migração peruana à luz do processo de legitimação de certos repertórios simbólicos dentro do projeto nacional peruano, historicamente baseado na noção de mestiçagem. Também consideramos as estratégias de Negro Mendes para construir seus públicos. Tais estratégias envolvem o trânsito entre gêneros musicais consagrados, assim como a negociação de expectativas em torno do repertório do grupo. Dessa forma, ressaltamos a importância de uma rede de solidariedade regional construída por interesses diversos e às vezes turbulentos, que dialogam e tensionam múltiplas referências à nacionalidade peruana e ao fato de habitar o Rio de Janeiro. Assim, Negro Mendes nos oferece perspectivas para imaginar as cidades musicais contemporâneas do Sul Global.

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Biografia do Autor

Pilar Cabanzo, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia (Universidade Federal Fluminense). Possui graduação em Antropologia (Universidad Nacional de Colombia) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, dança, sociabilidade e comunicação. É integrante do Núcleo de Estudos sobre Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas - NARUA, na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora na Licenciatura em História a distância na UNIRIO / CEDERJ e tradutora independente de textos acadêmicos.

Camila Daniel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-doutora pela Morgan State University, EUA. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RJ. Mestre em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ e possui graduação em Cências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Pesquisadora visitante da Fulbright Comission na New York University (NYU). Pesquisadora Associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) e colaboradora do grupo "Geographies of Injustice: gender and the city" (Columbia University). Atua no campo interdisciplinar entre a Sociologia e a Antropologia, desenvolvendo pesquisa e extensão em temas relacionados a fluxos migratórios e relações étnico-raciais nas Américas. Pesquisadora-ativista de danças populares afrolatinas.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Cabanzo, M. P., & Daniel, C. (2021). Negro mendes e as disputas pela cidade a partir do afro peruano. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (33), 223–245. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34208

Edição

Seção

Dossiês