O O que pode uma Antropologia da Cidade?

  • Fernando Pinho IPPUR/UFRJ
Palavras-chave: Cidade, antropologia, estudos urbanos

Resumo

O texto faz uma resenha do livro "Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade", organizado por Heitor Frúgoli Jr. et al., publicado em 2019.

Biografia do Autor

Fernando Pinho, IPPUR/UFRJ

Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Transportes (UFRJ), especialista em história da Amazônia (UFPA), especialista em estudos culturais (UFPA), doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), com estágio de pós-doutorado no PPG em Urbanismo da PUC Campinas e também no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. É servidor público concursado do Governo do Pará.

Referências

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Uma estratégia fatal: a cultura nas novas gestões urbanas. In: ARANTES et al. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 11-74.
BARBOSA FILHO, Fábio Ramos. A escrita urbana nos (des)limites do (im)possível. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística) - UNICAMP.
LEITE, Rogério Proença. A exaustão das cidades: antienobrecimento e intervenções urbanas em cidades brasileiras e portuguesas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 72, p. 73-88, fev. 2010.
MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922- 1989). Rio de Janeiro: Revan; Campinas: UNICAMP, 1998.
ORLANDI, Eni. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
PINHO, Fernando. A volta do bonde a Belém: cidade, discurso e saudade. 2015. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - UFRJ.
VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
Publicado
2020-07-10
Como Citar
Pinho, F. (2020). O O que pode uma Antropologia da Cidade?. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (31). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/30972
Seção
Resenhas