As ordens de indexicalidade mobilizadas em discussões sobre aborto na internet

  • Pamella Opsfelder de Almeida Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Aborto, Indexicalidade, Fóruns de internet

Resumo

Na era digital novas noções de feminilidade e maternidade são colocadas em discurso a todo momento. No site BabyCenter Brasil, plataforma virtual direcionada a mulheres interessadas na maternidade, existe a possibilidade de discussão de tópicos sensíveis como o aborto. Nesse sentido, esta pesquisa investiga como as narrativas produzidos pelas comentaristas do site significam o aborto provocado e as mulheres que o praticam, bem como que Discursos translocais são evocados nessas produções discursivas locais. Para isso, convencionou-se utilizar o conceito de indexicalidade, conforme concebido por Silverstein (2003) e as pistas indexicais propostas por Wortham (2001). Este artigo apresenta os resultados referentes à análise das pistas indexicais de referência e predicação, modalidades epistêmicas e indexicais avaliativos encontradas em cinco tópicos de discussão. Verificou-se, no corpus, o contraste entre Discursos religiosos, jurídicos e moralizantes proibitivos do aborto e Discursos que humanizam a mulher que aborta, demonstrando que as novas tecnologias de comunicação pode tanto reforçar quanto desestabilizar os construtos modernos de controle do corpo feminino.

Referências

BADINTER, Elisabeth. Um Amor conquistado: o mito do amor materno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

CASTILHO, Ataliba T. de; MORAES DE CASTILHO, Célia Maria. Advérbios modalizadores. In R. Ilari, (org.) Gramática do Portugês Falado. Vol. II:213-260. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.

DINIZ, Débora. e ALMEIDA, Marcos. Bioética e Aborto. In: Iniciação à Bioética. Coordenadores: Sérgio Ibiapina Ferreira & Costa, 1998.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SILVERSTEIN, Michael. Indexical order and the dialectics of sociolinguistic life. Language & Communication, 23, p.193-229, 2003.

WORTHAM, Stanton. Narratives in action. New York: Teacher College Press, 2001.
Publicado
2020-08-11
Como Citar
Opsfelder de Almeida, P. (2020). As ordens de indexicalidade mobilizadas em discussões sobre aborto na internet . CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (31). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/30785
Seção
Dossiês