Dilemas da dupla Carreira:
Projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2020.30350Palavras-chave:
Dupla Carreira, Futebol, Escolarização, Projeto, Campo de PossibilidadesResumo
O artigo pretende analisar através dos conceitos de projeto e campo de possibilidades de Gilberto Velho as estratégias e crenças de estudantes-atletas pertencentes à classe média e alta do Rio de Janeiro no que tange a sua profissionalização e escolarização (dupla carreira). A metodologia utilizada foi qualitativa e, para isso, foram entrevistados 15 atletas matriculados numa escola no Recreio dos Bandeirantes e que treinavam em vários clubes do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos relatos permitiu perceber que o campo de possibilidades dos jovens e a trajetória familiar influenciavam na construção das suas crenças e consequentemente na maneira como elaboravam estratégias na escolarização e na formação futebolística.
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