Limites e possibilidades da democracia no Brasil

Uma análise acerca do desenvolvimento da democracia brasileira revisitando Florestan Fernandes e o atual contexto político e cultural do país

  • José Thiago Gusmão de Araújo UFPE
Palavras-chave: Demora cultural; Dilema Social Brasileiro; Mito da Democracia Racial; Democracia; Florestan Fernandes.

Resumo

As análises de Florestan Fernandes são de grande importância para pensar os limites e possibilidades da democracia no Brasil, considerando que as transformações político-cultural no país aconteceram de forma desigual para as diferentes frações da sociedade. Proponho uma leitura dos escritos de Florestan Fernandes, sobre a formação da democracia no Brasil e os aspectos culturais envolvidos nesse processo, revisitando as hipóteses da Demora Cultural e a do Dilema Social Brasileiro, onde busco relacionar com a questão do negro no país e o mito da democracia racial, como elemento de grande importância para repensar algumas questões de ordem democrática. Para Florestan, uma democracia só seria possível através de uma mudança cultural provocada em busca da superação dos limites e atrasos no desenvolvimento por um processo de disputas e de mudanças das camadas dominantes do país, que contribuiria para o desenvolvimento de uma mentalidade democrática dos indivíduos, em busca  da formação de uma ordem social competitiva que incluiria as classes populares como um motor do desenvolvimento do crescimento do Brasil.

Referências

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. Vol. 1: O legado da “raça branca”. São Paulo: Globo, [1965] 2008.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Globo, [1975] 2006.
FERNANDES, F. A sociologia numa era de revolução social. Rio de Janeiro: Zahar, [1962] 1976.
FERNANDES, Florestan. A persistência do passado. In: O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, [1965] 2007.
FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global, 2006. (1 edição 1960). Apresentação de Marco Antonio Villa.
LIEDKE FILHO, Enno D. A sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, v. 7, n. 14, p. 376-437, 2005.
PORTELA JR., Aristeu. A problemática da Democracia Brasileira no pensamento de Florestan Fernandes. Tese (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, p.148. 2013.
Publicado
2020-01-22
Como Citar
Gusmão de Araújo, J. T. (2020). Limites e possibilidades da democracia no Brasil: Uma análise acerca do desenvolvimento da democracia brasileira revisitando Florestan Fernandes e o atual contexto político e cultural do país. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (30). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.27753
Seção
Dossiês