Shakespeare e as Ciências Sociais: interseções sobre política e poder

Autores

  • Raquel Medeiros UFJF

Resumo

A política é um tema recorrente nas obras de Shakespeare. Suas peças estão recheadas de falas e discussões com a tônica, principalmente colocando personagens como forças políticas e humanas a serviço do Estado (DINIZ, 2000). O presente artigo tem como objetivo analisar uma das comédias sombrias shakespearianas sob a ótica das Ciências Sociais, sobretudo da Ciência Política. A ideia é tratar Shakespeare não só como dramaturgo, mas como um pensador de seu tempo, que muito tem a dizer através de suas peças, estabelecendo um diálogo com filósofos caros à temática da política: Hobbes, Rousseau e Hegel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Medeiros, UFJF

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFJF. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ. Bolsista Iphan/MinC do Curso de Especialização em Patrimônio (PEP), como pedagoga do Setor de Difusão Cultural (Programa Educativo) do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Pedagoga pela UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas e gênero.

Downloads

Publicado

2019-05-15

Como Citar

Medeiros, R. (2019). Shakespeare e as Ciências Sociais: interseções sobre política e poder. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (17). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/26181

Edição

Seção

Artigos