Contribuições críticas a luz de autores da Teoria Política Moderna – noções de Robert Dahl e Schumpeter diante da crise da democracia.

Autores

  • Ana Paula Evangelista de Almeida Doutorado em curso em Ciências Sociais/UFJF

Resumo

Objetiva-se com este trabalho fazer um recorte acerca das contribuições teóricas fornecidas por Robert Dahl e Joseph Schumpeter acerca da noção de democracia. A escolha por estes autores justifica-se por tratar de um assunto muito atual no mundo contemporâneo: estaria a democracia em crise? No sentido de que vivenciamos um declíno do comparecimento eleitoral, a ampliação da desconfiança em relação às instituições, e o esvaziamento dos partidos políticos, além das denuncias sucessivas de clientelismo e corrupção ligada a governabilidade. Ou seria a democracia participativa, a melhor resposta ainda para os problemas da humanidade? Como o fez ao longo da década de 80 no país, ou mesmo durante o início do século XXI em várias regiões do globo através das conquistas de diferentes movimentos sociais?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Evangelista de Almeida, Doutorado em curso em Ciências Sociais/UFJF

Cursando o doutorado em Ciências Sociais. Mestre em Ciências Sociais pela na Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e graduada em Ciências Sociais (UFJF) e Pedagogia (Universidade de Conchas/SP). Trabalhou como pesquisadora e supervisora de campo no Centro de Pesquisa Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora no decorrer da faculdade. Lecionou a disciplina Sociologia para o Ensino Médio, em colégios públicos, privados. Foi estagiária do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF) e ministrou aulas na Pós-Graduação em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá. Trabalha com tutoria a distância, onde prestou serviços para o Instituto UNIBANCO, para o CAED-UFJF, para o CEAD-UFJF e NEAD UFSJ bem como o SENAR na disciplina Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, possuindo inclusive cursos de capacitação na área de tutoria e sobre a plataforma moodle. Também já produziu material didático para a área de disciplinas ofertadas via educação a distância.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

de Almeida, A. P. E. (2019). Contribuições críticas a luz de autores da Teoria Política Moderna – noções de Robert Dahl e Schumpeter diante da crise da democracia. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (17). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17595

Edição

Seção

Artigos