Exploração teórica para a investigação da interface entre o político e o econômico:

elitismo, pluralismo e marxismos

  • Pedro Felipe Narciso Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: pluralismo

Resumo

O trabalho a seguir compõe a etapa exploratória de uma pesquisa ainda em andamento, cujo resultado deverá ser uma dissertação de mestrado acerca das disputas que envolveram o processo de discussão e aprovação da Lei nº 12.351, a qual estabeleceu o regime de partilha de produção para determinadas áreas do Pré-sal. O objetivo da referida etapa de pesquisa é o de oferecer uma avaliação crítica de diferentes arcabouços teóricos, confrontando-os no sentido de depurar seus pontos mais problemáticos, fundamentando, assim, a escolha de um instrumental teórico capaz de abarcar os processos de interação entre o político e o econômico. No que se refere aos procedimentos de pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica de caráter focalizado, tendo como critério básico de busca o objetivo supracitado. Da referida revisão apreciou-se criticamente as seguintes composições teóricas: o elitismo clássico e posicional, o pluralismo e os marxismos de Ralph Miliband, Edward Thompson e Nicos Poulantzas. Dessa abordagem panorâmica sobre as diferentes possibilidades teóricas foi possível concluir que a teoria regional do político de Nicos Poulantzas é aquela que disponibiliza as ferramentas mais adequadas para a investigação da relação entre o político e o econômico.

Biografia do Autor

Pedro Felipe Narciso, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2019-07-09
Como Citar
Narciso, P. F. (2019). Exploração teórica para a investigação da interface entre o político e o econômico: . CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (29). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17576
Seção
Artigos