Educação e Gênero: um entrelaçamento necessário para a educação constitucional democrática

Autores

  • Andrey da Silva Brugger Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN Centro de Estudos Superiores Aprendiz - CESA http://orcid.org/0000-0002-7418-9382
  • José Antônio Gomes Machado PUCMG
  • Monique Rodrigues Lopes Universidade Federal Fluminense Centro Universitário Estácio

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17541

Resumo

O presente trabalho busca problematizar a educação constitucional democrática baseada em direitos humanos, apresentando como temática a relação entre educação e gênero frente aos recentes projetos que atentam contra o design formatado pela Constituição Federal de 1988. Através da discussão de bibliografia da ciência politica, pedagogia e direito, tentamos emoldurar fundamentos para negar esses projetos, levantar dados que não podem ser silenciados e defender uma educação mais inclusiva, cidadã, democrática, que desenvolva livremente a pessoa, prepare para o exercício da cidadania e qualifique para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Andrey da Silva Brugger, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN Centro de Estudos Superiores Aprendiz - CESA

Mestrando em Ciências Sociais pelo PPGSCO/UFJF

Professor de Direito no UNIPTAN e no CESA.

Professor da Pós Graduação em Direito da PUCMG e Universo.

José Antônio Gomes Machado, PUCMG

Especialista em Direito Público pela PUCMG.

 

Monique Rodrigues Lopes, Universidade Federal Fluminense Centro Universitário Estácio

Mestranda em Sociologia e direito pela UFF

Licenciada em História pela UFV

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Especialista em Filosofia e Sociologia pela FRATEMIS

Professora de História da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

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Publicado

2019-03-20

Como Citar

Brugger, A. da S., Machado, J. A. G., & Lopes, M. R. (2019). Educação e Gênero: um entrelaçamento necessário para a educação constitucional democrática. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (28). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17541

Edição

Seção

Artigos