“VOCÊ NÃO TEM O PERFIL DESSA VAGA”: PADRÕES DE BELEZA, GÊNERO E RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Yuri Alexandre Estevão-Rezende Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sarah Christina do Nascimento Universidade Federal de Ouro Preto
  • Kerley dos Santos Alves Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17540

Resumo

Na sociedade de consumo, a indústria da beleza e os meios de comunicação são responsáveis por narrativas e discursos que constroem o corpo e a beleza ideal. Esta biopolítica normatiza corporalidades, gêneros, formas de ser/agir, padrões de beleza e funciona como mecanismo de inclusão e exclusão na vida social e, por conseguinte, no mercado de trabalho. Deste modo, este artigo traz uma discussão envolvendo gênero, padrões de beleza e relações de trabalho. Analisando, a partir de um estudo de caso sobre o setor de eventos em Ouro Preto e Mariana (MG), como os padrões de beleza operam enquanto fator de contratação no mercado de trabalho. Para tal, utilizou-se questionários aplicados as representantes de empresas de produção de eventos e realizou-se entrevistas com mulheres que trabalharam como monitoras para essas agências. Assim, nota-se como as relações de trabalho na área são balizadas por critérios físicos e estéticos que não, necessariamente, envolvem questões relativas a qualificação profissional e competência do casting selecionado. Evidenciou-se também discursos que preterem mulheres obesas, negras ou fora de padrões definidos para ocupar tais vagas de emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Alexandre Estevão-Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Sarah Christina do Nascimento, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Kerley dos Santos Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Estevão-Rezende, Y. A., Nascimento, S. C. do, & Alves, K. dos S. (2018). “VOCÊ NÃO TEM O PERFIL DESSA VAGA”: PADRÕES DE BELEZA, GÊNERO E RELAÇÕES DE TRABALHO. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (27). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17540

Edição

Seção

Artigos