OS CONGADOS, OS CABILDOS E A DIÁSPORA AFRICANA NA AMÉRICA: OS AGRUPAMENTOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES NO CONTEXTO RITUAL

Autores

  • Daniel Albergaria Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17539

Resumo

Estudados ora como exemplos de sincretismo, ora como subterfúgios no intuito de resistência, agrupamentos de negros em festejos de saudação a santos católicos e à Coroação de seus Reis e Rainhas foram documentados em diferentes períodos e locais do continente americano para onde foram enviados africanos escravizados entre os séculos XVI e XIX. No Brasil, Cuba ou Antilhas, revelam-se formas semelhantes de um esquema festivo similar, mas com especificidades. Os registros destes festejos em diferentes lugares e períodos históricos ressaltam, dentre outros temas, a demarcação de diferenças entre os grupos em seus contextos. O fenômeno social será analisado valendo-se do contraste com materiais etnográficos sobre os estilos de Grupos de Congado no estado de Minas Gerais, Brasil, e suas versões míticas de aparição de Nossa Senhora do Rosário aos antigos negros escravizados. Os Congados utilizam objetos, danças e musicalidades específicas em seus cortejos públicos, em meio aos quais articulam suas classificações. O estudo das transformações de um motivo presente nas versões míticas e rituais, a variabilidade dos grupos rituais e seus sinais diacríticos, sugere a atualização de princípios de reciprocidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Albergaria Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre e Doutor em Ciencias Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da univeridade Federal de Juiz de Fora. Periodo de bolsa sanduiche na EPHE-Sorbonne, Paris.

Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Silva, D. A. (2018). OS CONGADOS, OS CABILDOS E A DIÁSPORA AFRICANA NA AMÉRICA: OS AGRUPAMENTOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES NO CONTEXTO RITUAL. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17539

Edição

Seção

Artigos