COLUNISTAS E COLUNÁVEIS: TROCAS, INTERESSES E CAPITAIS – OU, DAS RAZÕES DE VIVER NA CORTE

Autores

  • Joana Brito de Lima Silva UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17523

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o colunismo social enquanto vitrine de ostentação das elites, que se tornam um modelo imposto em larga escala ao público de consumidores-leitores. Assim, o colunismo social, estudado aqui no contexto de Juiz de Fora, exibe um desfile protagonizado por colunistas e colunáveis (elites), como se estivessem numa sociedade de corte. Os resultados parciais desta pesquisa exploratória mostram que alguns coadjuvantes ocupam um papel de destaque nessas mídias: trata-se da comercialização de capitais simbólicos (razões de viver, significâncias sociais), em jogo nos anúncios publicados (venda de espaços publicitários) e na publicidade indiscreta, personificada nas escolhas dos colunistas a respeito de quem aparece nas notícias; estes são os elementos sustentadores das colunas sociais.

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Biografia do Autor

Joana Brito de Lima Silva, UFJF

Doutora em Ciências Sociais do PPG-CS da UFJF (2015)

Pós-doc pela EHESS-Paris (2016)

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Publicado

2018-01-25

Como Citar

Silva, J. B. de L. (2018). COLUNISTAS E COLUNÁVEIS: TROCAS, INTERESSES E CAPITAIS – OU, DAS RAZÕES DE VIVER NA CORTE. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17523

Edição

Seção

Pós-Graduação