CONTRASTANDO FEMINILIDADES NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA IMPRENSA FEMININA

Autores

  • Charles Antonio Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17522

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o fenômeno da imprensa feminina a partir de um viés comparativo de duas revistas de períodos históricos distintos. Com base na análise das peças publicitárias de produtos cosméticos presentes em exemplares da década de 1920 da revista A Cigarra e do ano de 2016 da revista Marie Claire, buscarei demonstrar as permanências e descontinuidades nos discursos regulatórios a respeito das feminilidades vinculadas por essas publicações. Demonstrando assim que, apesar das inúmeras conquistas femininas no decorrer desses quase cem anos que separam essas publicações, muito do discurso publicitário da década de 1920 se apresenta de maneira semelhante nas publicações voltadas para as mulheres na atualidade, por vezes se reinventando em relação a forma, mas se mantendo fiel a um conteúdo historicamente implícito sobre o papel feminino hegemônico em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Charles Antonio Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências Sociais na Pós Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2018-01-25

Como Citar

Pereira, C. A. (2018). CONTRASTANDO FEMINILIDADES NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA IMPRENSA FEMININA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (23). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17522

Edição

Seção

Pós-Graduação