VIOLÊNCIA URBANA: CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E A DISPUTA TERRITORIAL DO TRÁFICO DE DROGAS

Autores

  • Warllon de Souza Barcellos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Claudia de Jesus Barreto Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17519

Resumo

A violência urbana, manifestamente pública e gratuita, tem mudado o padrão de sociabilidade dos citadinos. A cidade é um espaço cada vez mais privado da esperança de reduzir os riscos de vitimização, em função do medo da violência que segrega e distancia as classes na expectativa de escamotear esse comportamento. Entretanto, a violência possui muitas facetas e, de uma forma ou de outra, estará sempre presente enquanto produto do atrito social. É no contexto urbano e utilizando o tráfico de drogas como pano de fundo que este projeto de tese de doutorado buscará fazer considerações acerca da territorialização, bem como da disputa por espaços públicos em meio ao tráfico de drogas e se tal questão contribui diretamente na massificação da criminalização da pobreza e exclusão social. Com isso, este projeto irá utilizar como método de investigação o materialismo histórico dialético que se configura em um método para apreensão e conhecimento da realidade, a partir de uma abordagem abrangente dos fenômenos que supera o dualismo entre sujeito e objeto na construção do conhecimento. O objetivo é analisar a dinâmica do tráfico de drogas ilícitas, a partir das concepções de território, observando em que medida a apropriação do espaço contribui para a criminalização da pobreza, sobretudo nas disputas interpessoais. A cidade de Miracema foi tomada como objeto de observação em função de um conjunto de condicionantes, dos quais se destaca o histórico com o tráfico de drogas, sua importância no contexto regional e suas disparidades socioeconômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warllon de Souza Barcellos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Políticas Sociais. Doutorando em Sociologia Política (UENF).  Professor do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Serviço Social. Doutoranda em Serviço Social (UFRJ).  Professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

Barcellos, W. de S., & Barreto, A. C. de J. (2018). VIOLÊNCIA URBANA: CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E A DISPUTA TERRITORIAL DO TRÁFICO DE DROGAS. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (25). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17519

Edição

Seção

Pós-Graduação