A Imaginação Sociológica e o sul de Minas

Autores

  • Breno Rafael da Costa Universidade Federal de Alfenas http://orcid.org/0000-0002-7668-4029
  • Bruna Motta dos Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Zara Rego de Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Samira Cristina Silva Pereira Universidade Federal de Alfenas
  • Jonas Roque Bendassoli Universidade Federal de Alfenas
  • Marcelo Rodrigues Conceição Universidade Federal de Alfenas
  • Antônio Carlos Ribeiro Andrade Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17509

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o mercado de trabalho desenvolvida pelo projeto de extensão “A imaginação sociológica e sul de Minas”. A imaginação sociológica diz respeito a percepção do modo como a vida particular dos sujeitos está intimamente vinculada a contextos sociais mais amplos. Segundo Mills, o indivíduo só pode compreender sua experiência, sua vida e avaliar seu próprio futuro localizando-se dentro da sociedade e da história mundial, passando, dessa forma, a ter noção de suas possibilidades e de seu papel enquanto sujeito. Tomando por base essa questão, esse trabalho pretende apontar maneiras de instigar a imaginação sociológica na sociedade sul-mineira, em especial nos alunos da Educação Básica, por meio da apresentação de dados secundários sobre o mercado de trabalho. Ao adquirem a compreensão de aspectos relativos ao mercado de trabalho, pretende-se causar nos alunos algum tipo de inquietação e despertar a capacidade de identificar as conexões entre cenários mais amplos e as esferas mais privadas da vida social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Rafael da Costa, Universidade Federal de Alfenas

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alfenas. Bolsista do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Bruna Motta dos Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alfenas. Integrante do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Zara Rego de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alfenas. Integrante do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Samira Cristina Silva Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alfenas. Integrante do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Jonas Roque Bendassoli, Universidade Federal de Alfenas

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alfenas.Integrante do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Marcelo Rodrigues Conceição, Universidade Federal de Alfenas

Professor no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal-MG. Coordenador do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Antônio Carlos Ribeiro Andrade, Universidade Federal de Alfenas

Professor no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Unifal-MG. Coordenador adjunto do projeto de extensão "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas".

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

da Costa, B. R., dos Santos, B. M., de Souza, Z. R., Pereira, S. C. S., Bendassoli, J. R., Conceição, M. R., & Andrade, A. C. R. (2018). A Imaginação Sociológica e o sul de Minas. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (26). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17509

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF