FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: PERFIL E PRÁTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA – MG

Autores

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira UFJF
  • Davi Dionysio UFJF
  • Katiuscia Cristina Vargas Antunes UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17490

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais do projeto de extensão interface com a pesquisa “Formação de professores de Sociologia: da Universidade à sala de aula da Educação Básica” desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora que tem como objetivo pesquisar os professores de sociologia da Rede Estadual de ensino em suas dimensões formativas e pedagógicas, bem como estabelecer com eles uma formação continuada. Esse projeto se justifica tendo em vista os desafios que foram postos a partir da obrigatoriedade do ensino de sociologia, como: fortalecimento da disciplina; necessidade de definição de um currículo e de materiais didáticos; vencer o dualismo existente nas universidades entre bacharelado e licenciatura; e, dentre outros, pensar a formação inicial e continuada dos professores. Para o desenvolvimento do projeto foi aplicado questionário aos professores de sociologia para identificação do perfil e encontros para realização de oficinas de formação envolvendo professores da educação básica, do ensino superior e licenciandos em ciências sociais da UFJF a partir dos conteúdos curriculares de sociologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, UFJF

Graduação em Ciências Sociais, Mestrado e Doutorado em Educação.

Professora do Dpto de Educação da UFJF

Davi Dionysio, UFJF

GRADUANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFJF

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, UFJF

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UFJF

Downloads

Publicado

2019-03-20

Como Citar

Oliveira, R. R. A. de, Dionysio, D., & Antunes, K. C. V. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: PERFIL E PRÁTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA – MG. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (28). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17490

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF