O GARIMPEIRO NO MERCADO DE ROUPAS DE SEGUNDA-MÃO NO COMÉRCIO INFORMAL EM JUIZ DE FORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17484

Resumo

Esta pesquisa trata de um tema contemporâneo pouco explorado dentro do contexto do consumo, que são as práticas e relações sociais distintas dos padrões clássicos do mercado formal dos objetos novos. A partir da minha participação no âmbito comercial das roupas de segunda mão no comércio na cidade de Juiz de Fora – MG, destaco a importância da atividade do garimpeiro de roupa, que se apresenta como peça fundamental para a circulação de mercadoria específica e produção do valor das roupas usadas. Esta pesquisa pretende revelar características que delimitam essa atividade,  enquadrada na pluralidade dos trabalhos informais, que adota práticas específicas no comércio. A investigação deste tema é uma tentativa de ultrapassar as noções convencionais do mundo da moda e vestuário, na medida em que o personagem social atua diretamente na separação, distinção, e classificação de produtos para a revenda. Sua atuação é responsável pela qualificação do produto e a reinserção de roupas no mercado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan de Almeida Siqueira, UFJF

Bacharel em Ciências Humanas e Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO- UFJF)

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Siqueira, R. de A. (2018). O GARIMPEIRO NO MERCADO DE ROUPAS DE SEGUNDA-MÃO NO COMÉRCIO INFORMAL EM JUIZ DE FORA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17484

Edição

Seção

Pós-Graduação