SINCRETISMO, CULTURA E TRADIÇÃO: DIÁLOGOS

Autores

  • Talita Ariane da Silva Ferreira UEMG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17482

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a forma sincrética e plural do catolicismo popular que sobrevive ainda que em realidades conservadoras. Pensando a cidade de Barbacena, marcada por uma maioria católica bem acima da média nacional e por aparente conservadorismo, procurou-se observar os movimentos diversificados que ocorrem no interior desta supremacia católica. Para compreensão deste fenômeno fez-se um recorte: a atuação da Banda de Congada Nossa Senhora do Rosário de Santa Efigênia especialmente na paroquia na qual se constituiu, através dele pretende-se discutir as formas com as quais o tradicionalismo católico, presente no campo religioso da cidade de Barbacena, se apropria das intervenções deste grupo, em inúmeras celebrações festivas, e como se dá esta relação entre as partes. Para compreensão deste universo, além do trabalho de observação destas festividades, fez-se uso de entrevistas, como forma de ativar a memória dos atores envolvidos nessa relação. Pretende-se, assim, uma interpretação das particularidades que rearranjaram a relação entre a Igreja e os Congados, as apropriações, articulações e as disputas pelos bens simbólicos que acontecem dentro do campo religioso em questão.

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Biografia do Autor

Talita Ariane da Silva Ferreira, UEMG

Aluna de Ciências Sociais - UEMG

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Ferreira, T. A. da S. (2018). SINCRETISMO, CULTURA E TRADIÇÃO: DIÁLOGOS. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17482

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF