Antropologia e literatura: diálogos sobre experiências psicoativas

Autores

  • Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo César Caminha Ramos Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17464

Resumo

Este artigo é uma tentativa de diálogo entre a antropologia e a literatura na temática dos psicoativos. Por intermédio da conexão dos autores com as substâncias psicoativas, almejamos perceber, inicialmente, que a questão da experiência é importante para a construção desse tipo de conhecimento. Portanto, com a imersão da experiência na escrita desses autores, pretendemos demonstrar a alteração da consciência sendo explorada através de relatos em ambas as disciplinas. Desse modo, o objetivo é trazer à tona tais relatos para que possamos perceber que os diferentes usos dos diversos psicoativos constroem esse mosaico da experiência como plural e calcado na experiência da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo César Caminha Ramos Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2018-02-06

Como Citar

Boarin, F. V. de S. G., & Filho, P. C. C. R. (2018). Antropologia e literatura: diálogos sobre experiências psicoativas. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17464

Edição

Seção

Pós-Graduação