CONSTRUÇÕES DE TRAJETÓRIAS: COMO O ENSINO SUPERIOR PASSA A FAZER PARTE DO CAMPO DE POSSIBILIDADES DE JOVENS MORADORES DA PERIFERIA

Autores

  • Edil de Souza Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17459

Resumo

A pesquisa, que dá origem a este trabalho, tem dimensão descritiva e analítica sobre os diferentes aspectos – de ordem familiar, de trajetória escolar, de sociabilidade e de culturas juvenis, mercado de trabalho, mídia, dentre outros, que convergem para a decisão de jovens, que frequentam o ensino médio, em cursar o ensino superior. A pesquisa, de caráter qualitativo, compreende duas partes: levantamento de dados documentais de políticas públicas de acesso e ampliação das vagas no ensino superior e pesquisa de campo, através de observação participante e entrevistas estruturadas, reunindo, portanto, dados de diferentes naturezas. Neste artigo, serão apresentados resultados preliminares da análise realizada sobre a pesquisa de campo com estudantes de duas escolas de ensino médio e duas instituições de ensino superior privadas na cidade de Petrópolis. O resultado das investigações aponta para a presença no imaginário desses jovens, moradores da periferia, de uma distinção social que o acesso ao ensino superior supostamente poderia conferir. No entanto, contrapõem a excepcionalidade meritocrática que caracteriza a narrativa conservadora e o advento de uma nova narrativa. Nela o ensino superior se alterna entre direito e sonho de consumo.

   Palavras-chave: distinção, imaginário social, trajetória, políticas públicas.

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Biografia do Autor

Edil de Souza Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Educação, na área de Ciências Sociais pela UNICAMP.

Graduação em Pedagogia pela UERJ.

 

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Publicado

2019-03-20

Como Citar

Gonçalves, E. de S. (2019). CONSTRUÇÕES DE TRAJETÓRIAS: COMO O ENSINO SUPERIOR PASSA A FAZER PARTE DO CAMPO DE POSSIBILIDADES DE JOVENS MORADORES DA PERIFERIA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (28). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17459

Edição

Seção

Pós-Graduação