UMA ANALISE COMPARATIVA DOS REFLEXOS DA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17448Resumo
Pretende-se discutir no presente artigo algumas decorrências das transformações curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada pelo Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os anos de 2012 a 2016. Discutir um modelo de EJA que mantenha a coerência entre o discurso e a prática tem se revelado um desafio que este colégio se propôs a encarar. Nesse processo houve mudanças curriculares, dentre as quais podemos citar a que ocorreu em 2013, que foi analisada por Fernandes e Gonçalves (2015), possibilitando enxergar que a mudança ocorreu em uma conjuntura em que a oferta de vagas foi ampliada, neste contexto a reforma curricular possibilitou uma redução na reprovação e na taxa de evasão, além de um aumento na nota média atingida pelos aprovados. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisas bibliográficas, na via de debater a problemática que envolve o conceito do tema proposto, bem como por levantamento e cruzamento do banco de dados da modalidade EJA do colégio de Aplicação João XXIII- UFJF.
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