Travis Bickle em (re)construção na enunciação fílmica: uma análise dialógica do sujeito protagonista de Taxi Driver (1976)

Autores

  • Lizandra Belarmino de Moura Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguísitca da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17444

Resumo

Há uma urgência em se pensar o sujeito inserido em uma “malha bordada” por diversos discursos contraditórios em circulação, que, consequentemente reverberam em suas ações e, especialmente, em seus enunciados. Nesta pesquisa é analisado, descrito e interpretado enunciados verbovocovisuais eleitos a partir da narrativa fílmica de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, com a finalidade de compreender como se dá a transformação e movimentação do sujeito Travis Bickle (Robert De Niro). Partindo, assim, da hipótese de que as relações dialógicas entre ele e os “outros” que o circundam são relevantes e reveladores para entender a construção da enunciação fílmica e, consequentemente, da construção/transformação desse sujeito. O aporte teórico e metodológico vem da teoria dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. Assim, ao cotejar conceitos com os recortes de cenas feitos, compreendemos como se dá a construção do sujeito que é transpassado por seu contexto sócio-histórico e ideológico, enquanto reflete e refrata a sua realidade, pois traços de contrariedade foram percebidos nos discursos que permeiam Travis e isso porque, os enunciados são as arenas discursivas em que os discursos entram em conflito.

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Publicado

2018-02-06

Como Citar

Moura, L. B. de. (2018). Travis Bickle em (re)construção na enunciação fílmica: uma análise dialógica do sujeito protagonista de Taxi Driver (1976). CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (24). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2017.17444

Edição

Seção

Jornada CSO/UFJF