ELEIÇÕES SUPLEMENTARES NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: OS CASOS NAS ELEIÇÕES DE 2012.

Autores

  • Ralph Crespo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Vitor Peixoto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17441

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as eleições suplementares ocorridas no Brasil nos anos de 2013, 2014 e 2015, por irregularidades no pleito de 2012. Verificam-se nesta pesquisa aspectos relativos à competição eleitoral como o perfil dos candidatos, suas relações com o pleito anulado e os partidos políticos envolvidos.  Utilizou-se a metodologia quantitativa, com revisões bibliográficas, pesquisa documental de legislações e o estudo dos casos das eleições suplementares ocorridas no Brasil no período analisado.  Percebeu-se com a pesquisa que as eleições suplementares ocorreram em municípios onde não há 2º turno e a quantidade de concorrentes foi maior do que nas ordinárias. A maioria dos eleitos participou de alguma forma das eleições ordinárias. Embora seja possível a realização de eleições suplementares para Presidente da República e Governadores, foca-se nesta pesquisa apenas as eleições para Prefeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralph Crespo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mestrando em Sociologia Política com ênfase na linha de pesquisa de Estado, Instituições Políticas, Mercado e Desigualdade - UENF. Pós-graduado em Direito Público. Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes.

Vitor Peixoto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutor e Mestre pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Coordenador do curso de Ciências Sociais da UENF.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Crespo, R., & Peixoto, V. (2018). ELEIÇÕES SUPLEMENTARES NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: OS CASOS NAS ELEIÇÕES DE 2012. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (27). https://doi.org/10.34019/1981-2140.2018.17441

Edição

Seção

Pós-Graduação