SUJEITOS ESCOLARES E RELAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO: UM OLHAR PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA

Autores

  • Katury Rayane Ramos Universidade Estadual do Ceará-UECE

Resumo

O ambiente escolar é vivenciado em torno de ausências de ferramentas que favoreçam a proximidade entre professores, alunos e núcleos gestores, pois esses sujeitos escolares balizam suas práticas em torno da esfera que ampliam os conflitos fundamentalmente atrelados a uma cultura punitiva. As funções exercidas por esses sujeitos, desse modo, demonstraram uma defasagem no sistema de ensino e com isso um clima escolar de negatividade exercido por meio de relacionamentos conflitosos no ambiente escolar. A falta de mecanismos e técnicas que visualizem os conflitos em suas complexidades como as causas e possíveis prevenções dos problemas escolares são vividos em torno de aulas realizadas de forma mecânica, indisciplina dos alunos e relações autoritárias de poder. O conflito é visto apenas sob a esfera de negatividade e as tentativas de soluções são feitas com punições tradicionais, porém a possibilidade de reconstrução das relações é vista por meio de ferramentas trazidas pela mediação de conflitos escolares que promovem um melhoramento dessas relações conflituosas. Objetivo desse artigo é analisar as influências que as relações sociais entre os sujeitos escolares, geralmente conflituosas, exercem nas percepções e predisposições destes e que ações e experiências mediam ou não tais conflitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katury Rayane Ramos, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Aréa de atuação Ciências Sociais. Licenciada em Ciências Sociais. Mediadora de conflitos. Mestrado Acadêmico em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Ramos, K. R. (2017). SUJEITOS ESCOLARES E RELAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO: UM OLHAR PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (22). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17387

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos