DEMOCRACIA, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS VEREADORES PORTO-ALEGRENSES

Autores

  • Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo exploratório e qualitativo sobre as representações sociais dos vereadores de Porto Alegre acerca dos constructos democracia, cidadania e participação política. A importância desse tema se dá em função da centralidade da política em nossa sociedade e da importância do político como ator social chave. A partir de uma revisão de literatura acerca desses constructos e coleta de dados através de questionários abertos, foi analisada a representação social dos vereadores visibilizando a efemeridade com que os conceitos de democracia, cidadania e participação política são tratados e pensados por parte dos vereadores da cidade de Porto Alegre. Ao final, há uma avaliação crítica do tema, trazendo reflexões e sugerindo novas proposições de pesquisa para acadêmicos e políticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann, Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre

É pós-graduado lato sensu em MBA em Marketing Político e Organização de Campanha Eleitoral (2015). Também pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais pela Barão de Mauá (2015), em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2014) e em Política e Sociedade pela Barão de Mauá (2012). Possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica (Licenciatura Plena) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007) e graduação em Administração de Empresas com Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). É Mestrando em Administração e Negócios pela PUCRS (trancado) e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Gerente de Serviços Compartilhados (GSER)/Administrador no Departamento Municipal de Água e Esgotos - Dmae da na Prefeitura de Porto Alegre - RS, pesquisador em Ciências Sociais, mobilizador social no Nossa Eldorado do Sul e coordenador geral da ONG Rede Social Mãos Amigas. É titulado Empreendedor Cívico da turma de 2013 da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Atuou como pesquisador do Grupo EDUCOM AFRO da PUCRS e INSAPECA do Dom Bosco. Já atuou como Coordenador de Tecnologias Sociais da Província Marista do RS, como professor na faculdade FUNDASUL/FACCCA (titular das cadeiras de Administração Pública e OSM) e em Administração de Empresas e Informática em diversas escolas técnicas e profissionalizantes. Também atuou como diretor de políticas educacionais da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática, onde ajudou a criar e operar o Curso Técnico em Desenvolvimento de Software em escolas estaduais e municipais, dentre outros. Tem experiência na área de Pedagogia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência Política, Etnia, Filosofia e Teologia Africana, Assistência Social, Cinema e Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política, redes sociais digitais, inclusão social e digital, empreendedorismo, gestão, cultura, artistas de rua e afrocentricidade.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Kalinovski Hoffmann, C. A. (2017). DEMOCRACIA, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS VEREADORES PORTO-ALEGRENSES. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (20). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17356

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos