UM PROFESSOR EM BUSCA DA CRIAÇÃO. UM INTELECTUAL EM DEFESA DA DIGNIDADE: ENTREVISTA COM CÉSAR GUIMARÃES

Autores

  • Thais Florêncio de Aguiar Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)
  • Pedro Luiz Lima Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)
  • Rafael Abreu Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)

Resumo

Aos 72 anos de idade, César dedicou quase "dois terços da vida" ao ensino e à pesquisa na pós-graduação em ciências sociais. Trata-se, nas suas palavras, de "parcela significativa da minha vida de espírito". Após testemunhar o efervescente ano de 1968 em solo estadunidense, Cesar retornou ao Rio de Janeiro munido do título de mestre em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia para continuar a organizar o Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ), da Universidade Cândido Mendes (UCAM), ao qual estava vinculado desde 1965. Em 2002, recebeu o título de Notório Saber. Durante esse período, vinculou-se também a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) (1988 a 1996). Em 2010 deixou o IUPERJ junto com todo o corpo docente para constituir o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), na UERJ, onde hoje é professor/pesquisador visitante.

Nesta entrevista, César menciona algumas de suas teses e discute a academia, a teoria política e social e, sobretudo, reflete a vida e a condição humana.

A todos, uma boa leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Florêncio de Aguiar, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)

Doutoranda em Ciência Política no IESP/UERJ.

Pedro Luiz Lima, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)

Doutorando em Ciência Política no IESP/UERJ.

Rafael Abreu, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ)

Doutorando em Ciência Política no IESP/UERJ.

Downloads

Publicado

2012-05-13

Como Citar

Aguiar, T. F. de, Lima, P. L., & Abreu, R. (2012). UM PROFESSOR EM BUSCA DA CRIAÇÃO. UM INTELECTUAL EM DEFESA DA DIGNIDADE: ENTREVISTA COM CÉSAR GUIMARÃES. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (14). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17224