A MODERNIDADE EM SIMMEL E A LITERATURA DE FRANZ KAFKA: INDIVÍDUO VERSUS SOCIEDADE E SOCIEDADE VERSUS INDIVÍDUO

Autores

  • Henrique Almeida de Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora/IFSEMG

Resumo

Este trabalho concentra-se na análise da relação entre o indivíduo e a sociedade no mundo moderno para ampliar a interpretação das obras de Franz Kafka da perspectiva burocrática para a moderna. Para tanto, utilizamos Simmel para percebermos as consequências do mundo moderno no embotamento das emoções da esfera subjetiva e a responsabilidade individual contra este movimento. Continuamos nossa pesquisa numa possível interpretação crítica sobre romances de Kafka, procurando semelhanças de análises entre o sociólogo selecionado e este romancista. Por último, mostramos que Kafka possui, em seus escritos, consciência das transformações de seu mundo e suas correlações e consequências para o indivíduo. Ela está presente no conjunto de suas obras o que, significativamente, trouxe ganho às interpretações tanto do romancista quanto do sociólogo, pois o primeiro propiciou uma interpretação "concreta" das teorias elaboradas por Simmel.

 

Palavras-chave: Indivíduo. Sociedade. Kafka. Simmel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Almeida de Queiroz, Universidade Federal de Juiz de Fora/IFSEMG

Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2012-05-13

Como Citar

Queiroz, H. A. de. (2012). A MODERNIDADE EM SIMMEL E A LITERATURA DE FRANZ KAFKA: INDIVÍDUO VERSUS SOCIEDADE E SOCIEDADE VERSUS INDIVÍDUO. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (14). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17222