CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONSUMIDORES OU “PRODUTOS DE CONSUMO” DO MUNDO ESPORTIVO?

Autores

  • Ana Christina Brito Lopes PUCPR

Resumo

Este trabalho buscará uma reflexão sobre os paradoxos entre os direitos conquistados para a infância e juventude e a realidade da vida de crianças e adolescentes das periferias que, pelo sonho de consumo, acabam se submetendo a diferentes tipos de conduta que os coloca em situação de risco e vulnerabilidade tornando-se atores de situações de violência real e simbólica. Imaginando que poderão alcançar o status quo de consumidores transformam-se em “produtos de consumo” do mundo adulto cada vez mais mercantilista e globalizado, perpetuando a condição de objetos, contrária aos argumentos para a reforma legislativa que formalmente proclamou, duas décadas atrás, o nascimento de novos sujeitos de direitos para o exercício de cidadania de pessoas em desenvolvimento. Cada vez mais precocemente, evidencia-se o envolvimento de crianças com a exploração de sua mão-de-obra não claramente entendidas como tal através da profissionalização nas categorias de base do futebol cujas ações, muitas vezes, se contrapõem aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes atletas, por conta das relações de poder e da cultura comprometida com a representação de uma carreira glamourosa e salvadora para os meninos oriundos das camadas mais pobres da sociedade. As reflexões aqui apresentadas tiveram por base pesquisa empírica e observações de campo.

 

Palavras-chave: sociologia do esporte, atletas infanto-juvenis, violência invisível, direitos humanos de crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Christina Brito Lopes, PUCPR

Doutoranda em Sociologia pela URPR, Mestre em Ciências Penais, Professora e Coordenadora do Curso de Especialização Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente da PUCPR, Secretária da Comissão da Criança e do Adolescente da OABPR, representante da OABPR no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, membro do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Lopes, A. C. B. (2011). CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONSUMIDORES OU “PRODUTOS DE CONSUMO” DO MUNDO ESPORTIVO?. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (12). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17185

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos