REFLEXÕES FRANKFURTIANAS SOBRE O IMPACTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Autores

  • José Vitor Lemes Gomes

Resumo

Esse artigo consiste em um entendimento do impacto dos meios de comunicação naformação do sujeito. Tal impacto é mensurado através de três indagações: 1ª)Ainteração com os meios de comunicação leva o sujeito a uma situação de autonomia ouheteronomia? 2ª)Os meios de comunicação exercem uma influência determinista sobreo sujeito? E, por fim, 3ª)O sujeito é capaz de resistir à pressão da mídia? As respostassão buscadas nas considerações de Adorno, Horkheimer e Habermas. Desse modo, oartigo demonstra uma relevante diferença entre as concepções de Adorno/Horkheimerpara as concepções de Habermas.

Downloads

Publicado

2010-08-28

Como Citar

Lemes Gomes, J. V. (2010). REFLEXÕES FRANKFURTIANAS SOBRE O IMPACTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (10). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17152

Edição

Seção

Artigos Teóricoempíricos