“RELIGIOSIDADE LIBERAL” VERSUS “CATOLICISMO TRADICIONAL”- A DESCONSTRUÇÃO DA INFALIBILIDADE DA IGREJA E O INTERCÂMBIO DE SIGNOS – NA CULTURA POLÍTICA DO 1º REINADO, ATRAVÉS DO PERIÓDICO O UNIVERSAL DE OURO PRETO.

Autores

  • Heiberle Hirsgberg Horácio

Resumo

Neste artigo, procurei demonstrar como no Primeiro Reinado a elite política mineira liberal-constitucionalista em seu projeto político didático-pedagógico de implementação de um liberalismo (tido pelos historiadores como moderado) norteado pela afirmação das leis e da Constituição que a permitiriam uma maior representatividade no âmbito governamental brasileiro, relacionou-se com a Igreja (instituição base do absolutismo no Brasil) e com o simbolismo religioso, tendo em vista o exercício dos liberais de elaborar e difundir uma visão diversificada da religião. Destaca-se nessa atuação liberal como meio de ação hegemônica a imprensa, aqui particularmente o periódico liberal O Universal (1825-1842) da capital Ouro Preto, que era o periódico de referência da província e o de maior longevidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Hirsgberg Horácio, H. (2010). “RELIGIOSIDADE LIBERAL” VERSUS “CATOLICISMO TRADICIONAL”- A DESCONSTRUÇÃO DA INFALIBILIDADE DA IGREJA E O INTERCÂMBIO DE SIGNOS – NA CULTURA POLÍTICA DO 1º REINADO, ATRAVÉS DO PERIÓDICO O UNIVERSAL DE OURO PRETO. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (9). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17140

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos