ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: O PROCESSO DE PASSAGEM DA POLÍTICA OLIGÁRQUICA PARA A POLÍTICA COMPETITIVA (SÉCULOS XIX – XX)

Autores

  • André Ricardo Barbosa Duarte

Resumo

O artigo tem por objetivo promover uma revisão bibliográfica acerca da formação da sociedade política no Brasil a partir das características forjadas nas disputas estabelecidas entre as correntes ideológicas conservadora e liberal na passagem do século XIX para o XX. Será analisada, também, a transição da sociedade política oligárquica do regime imperial para a sociedade política competitiva da República, utilizando para o entendimento desse processo os conceitos de formalismo, patrimonialismo e sociedade prismática pautado nas diversas abordagens do pensamento político brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Barbosa Duarte, A. R. (2010). ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: O PROCESSO DE PASSAGEM DA POLÍTICA OLIGÁRQUICA PARA A POLÍTICA COMPETITIVA (SÉCULOS XIX – XX). CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (9). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17137

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos