Visibilidade versus opacidade: uma análise da revista Época
Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto “Visibilidade versus Opacidade: Mídia Impressa e Políticas Públicas (1980-210)”, realizado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos (UFJF). O projeto pretende analisar quantitativamente e qualitativamente revistas e jornais impressos da década de oitenta aos dias de hoje. Os dados apresentados neste momento são aqueles relativos ao perfil da Revista Época do período de maio de 2008 a maio de 2009. São utilizadas categorias temáticas para classificar suas notícias e posteriormente analisar os conteúdos das noticias relacionadas a políticas públicas. O projeto pretende armazenar, descrever e analisar informações produzidas pela mídia, no que tange as políticas publicas, abrangendo razoável gama de enfoques políticos e regionais. Na medida em que as noticias são coletadas na revista Época, são realizadas quantificações por inscrições temáticas (política, economia, saúde, educação, entre outras). Serão aprofundadas análises de discurso e de conteúdo, a partir dos temas e seus pormenores ideológicos, isso é se a distribuição percentual dessas notícias são positivas, negativas ou neutras. O projeto conta com apoio da UFJF, em forma de bolsas de iniciação cientifica. As informações são processados utilizando-se o SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e no Excel. Fazem parte dos referenciais de análise, obras de autores como Luiz Felipe Miguel, John Thompson, Alexandra Aldé, Michel Foucault e artigos e dados produzidos pelo DOXA (Laboratório de Pesquisas em Comunicação Política e Opinião Pública do IUPERJ). Diante dos dados coletados até o momento podemos observar que de quarenta e oito revistas analisadas, as temáticas de suas capas distribuem-se em 18,8 % relacionado a Política, 20,8 % com Economia, e 18,8 % sobre saúde. Cabe ressaltar que nesse período, ocorreram as eleições para presidente dos Estados Unidos, a crise econômica mundial e o inicio do surto da gripe suína. Já em relação à distribuição percentual dentro das páginas da Revista Época, notamos que a temática publicidade e propaganda ocupam mais de 40% em cada revista, logo depois permanece a distribuição como as das capas, seguindo os temas sobre Política, Economia e Saúde. Ao considerar esses dados, podemos afirmar que a Revista Época ajuda a analisar as políticas públicas, por meio da necessária prestação de contas e ajustes ás comunidades e à sociedade, o “accountability” (vertical e horizontal), o agenda-setting e os mecanismos de check and balances, bem como a previsão de cenários futuros.Downloads
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Publicado
2010-01-14
Como Citar
Evangelista de Almeida, A. P., & Loures de Assis, G. (2010). Visibilidade versus opacidade: uma análise da revista Época. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (8). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17131
Edição
Seção
Artigos Teórico empíricos
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