Gênero e desigualdade sob o enfoque institucional

Autores

  • Marcela Fernanda da Paz de Souza

Resumo

Partindo-se da impossibilidade da naturalização do conceito de gênero - no qual homens e mulheres são compreendidos enquanto categorias distintas e possuem sistematicamente diferentes poderes no que se refere ao acesso ao bem-estar material e social – avalia-se, neste ensaio, gênero como uma instituição social. A análise de gênero como instituição permite compreender a re-produção de gênero enraizada socialmente. Na construção social de gênero não importa o que ambos fazem e se fazem a mesma coisa, a instituição social de gênero indica apenas que o homem e a mulher devem ser observados de forma diferenciada. Entretanto, o processo de criação social de gênero ocorre de uma forma dialogal entre indivíduo e sociedade, o qual permite compreender a instituição e, conseqüentemente, a desigualdade de gênero, de forma dinâmica. Por esta razão, constata-se a importância das vertentes institucionais favoráveis ao agenciamento humano, à prática social e à ação do indivíduo, pois permitem analisar as disparidades nas relações sociais construídas entre homens e mulheres com uma capacidade de mudança. Se, comumente, as ligações estabelecidas entre os universos masculino e feminino são apresentadas apenas sob a perspectiva da dominação masculina, autores como Robert Connell e intelectuais relevantes para o estudo de gênero, entre elas, Judith Lorber, Patrícia Martin, Amy Wharton, Bárbara Risman, não refutam a realidade da desigualdade, entretanto, abrem o horizonte sobre a possibilidade de re-pensar seus mecanismos causais e, assim, impulsionar a mulher no horizonte de acesso aos recursos produtores de valor, à educação, à liberdade de escolher, enfim, de se emancipar.

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Publicado

2010-01-13

Como Citar

Paz de Souza, M. F. da. (2010). Gênero e desigualdade sob o enfoque institucional. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (7). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17113

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos