RELIGIÃO EM SALA DE AULA: O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Cesar A. Ranquetat Jr

Resumo

O ensino religioso nas escolas públicas sempre foi um tema que suscitou grandes debates e discussões. Ao longo da história brasileira a referida disciplina apresentou um caráter confessional-cristão, estando estreitamente vinculada aos interesses do grupo religioso hegemônico. Entretanto, com a Lei Federal 9.475/97 o ensino religioso recebe uma nova configuração que busca afastar-se de toda forma de confessionalismo e proselitismo religioso. Destacaremos, neste artigo, os atores sociais envolvidos nesta questão e o real significado sociológico do “novo modelo de ensino religioso” nas escolas públicas brasileiras.

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Publicado

2009-10-23

Como Citar

Ranquetat Jr, C. A. (2009). RELIGIÃO EM SALA DE AULA: O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17037

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos