About the Journal
Apresentamos a revista BIODIVERSIDADE EM PAUTA, periódico vinculado pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF, destinado à comunicação e reflexões sobre biodiversidade e conservação da natureza. São publicados artigos de divulgação científica nas diferentes subáreas da biodiversidade, bem como suas inserções na educação básica. O objetivo deste periódico é fazer com que os conhecimentos produzidos nas universidades e institutos de pesquisa tenham mais um veículo de comunicação com a sociedade, através de textos em português, contribuindo para a educação científica e ampliando o alcance dos resultados de pesquisas em biodiversidade.
Os textos publicados terão linguagem acessível a um público mais amplo, usualmente acima dos 18 anos, como docentes da educação básica (que poderão utilizar-se das publicações para a transmissão dos conhecimentos sobre a biodiversidade nas aulas de biologia, contribuindo também para fomentar a inserção da educação ambiental em suas aulas), além de estudantes de graduação, profissionais da área de meio ambiente, técnicos, empresários e consultores ambientais.
As contribuições devem ser originais, não sendo aceitos trabalhos já publicados ou submetidos à publicação em outros veículos. O acesso aos artigos publicados é aberto, através da página da Revista. Os artigos são avaliados pelos editores e por consultores ad-hoc, especialistas nos temas tratados e à anuência do editor-chefe. A submissão deverá ser feita por via eletrônica pelo sistema eletrônico da revista Biodiversidade em Pauta, após realizar cadastro como autor.
POLÍTICA DE SEÇÃO
A BIODIVERSIDADE EM PAUTA publica artigos em três seções:
1. Biodiversidade em Foco: Seção destinada à publicação de textos comunicando os resultados de pesquisas em biodiversidade recentemente publicadas em periódicos científicos. O texto deve ter entre 1.000 e 2.000 palavras. Não devem haver seções como Introdução, Métodos, etc., mas o texto pode ser dividido em tópicos com entretítulos, se desejável. Ao longo do texto é importante introduzir brevemente o assunto/questão aos leitores; explicar como foi feita a investigação (não há necessidade de se esmiuçar métodos e análises, mas transmitir uma ideia geral ao leitor); quais resultados foram encontrados; como o estudo altera a percepção anterior sobre o tema, e possíveis impactos diretos ou indiretos (se houver) para a sociedade.
2. Biodiversidade na Escola: Seção destinada à publicação de textos mais relacionados à área de educação, com foco no ensino de biologia, biodiversidade, educação ambiental e suas interrelações na Educação Básica. Os textos (entre 1.000 e 2.000 palavras) podem conter novas metodologias de ensino destinadas aos níveis de Ensino Fundamental e Médio, modelos facilitadores do aprendizado, desenvolvimento de sequências didáticas, dentre outros temas relevantes na área.
3. Reflexões e Opinião: Textos entre 1.000 e 2.000 palavras que discorrem a respeito de temas atuais (eventualmente que estejam na mídia), questões polêmicas ou que causem comoção social, dentre outros tópicos relevantes à biodiversidade que possam ser de interesse também da sociedade não acadêmica. São também aceitas entrevistas sobre temas relacionados a Biodiversidade e ao seu uso.
LINGUAGEM E ESTILO
Os textos submetidos à BIODIVERSIDADE EM PAUTA devem ser escritos para um público não especializado, como estudantes e professores de ensino médio, estudantes de graduação, gestores ambientais, entre outros. Portanto, atenção especial deve ser dedicada ao estilo e à linguagem adotados, diferentes do padrão de publicações científicas. Algumas recomendações, baseadas no "Pequeno Manual de Divulgação Científica" de Cássio Leite Vieira (1998):
- Atraia a atenção do leitor na abertura do texto;
- Use analogias para facilitar a compreensão de conceitos abstratos;
- Evite jargõe científicos, mas, quando eles forem indispensáveis, procure explicá-los;
- Lembre-se que conceitos básicos para um especialista podem ser desconhecidos por pessoas de outras áreas;
- A linguagem deve ser simples, clara e não rebuscada, mas não simplista ou didática em excesso;
- A depender do assunto, deixe claro aos leitores o que são resultados testados, hipóteses ou especulações.
- Evite fórmulas matemáticas, gráficos e tabelas. Caso alguma fórmula seja indispensável, cada variável deve ser explicada.
- Escreva o essencial;
- Evite sentenças e parágrafos longos;
- Legendas de figuras devem ser autossuficientes, ou seja, o leitor não deve recorrer ao texto para compreender a figura.
AVALIAÇÃO POR PARES
Os manuscritos submetidos são enviado ao editor-chefe para verificação de escopo e normas editoriais. A seguir, cada manuscrito é encaminhado aos editores associados para emitirem seus pareceres. Quando necessário, os editores associados encaminharão os trabalhos a revisores ad-hoc que atuem na área da referida comunicação. Após avaliação, o manuscrito é reenviado aos autores para correções e, principalmente, adaptação de linguagem. Depois de corrigido, o trabalho pode retornar aos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. A seguir, o artigo é encaminhado para edição de texto, editoração e publicação.
PERIODICIDADE
Semestral (maio e novembro)
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A BIODIVERSIDADE EM PAUTA oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público, a fim de proporciona maior democratização do conhecimento.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
A BIODIVERSIDADE EM PAUTA é uma revista de acesso aberto sob uma licença Creative Commons (Creative Commons Attribution 4.0 International License) - o que significa que todos os artigos estão disponíveis online no formato PDF para todos os usuários imediatamente após a publicação. Os usuários têm o direito de ler, baixar, copiar, redistribuir e adaptar o material para qualquer finalidade, desde que o autor e o periódico sejam devidamente creditados. Os créditos devem ser dados, incluindo informações sobre as eventuais modificações / adaptações realizadas. É indispensável que todas as imagens presentes nos manuscritos submetidos sejam de propriedade dos autores, ou possuam autorização expressa do proprietário (fotógrafo, ilustrador etc.) ou possuam licença prévia Creative Commons.