Sobre a Revista

Apresentamos a revista BIODIVERSIDADE EM PAUTA, periódico vinculado pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF, destinado à comunicação e reflexões sobre biodiversidade e conservação da natureza. São publicados artigos de divulgação científica nas diferentes subáreas da biodiversidade, bem como suas inserções na educação básica. O objetivo deste periódico é fazer com que os conhecimentos produzidos nas universidades e institutos de pesquisa tenham mais um veículo de comunicação com a sociedade, através de textos em português, contribuindo para a educação científica e ampliando o alcance dos resultados de pesquisas em biodiversidade.

Os textos publicados terão linguagem acessível a um público mais amplo, usualmente acima dos 18 anos, como docentes da educação básica (que poderão utilizar-se das publicações para a transmissão dos conhecimentos sobre a biodiversidade nas aulas de biologia, contribuindo também para fomentar a inserção da educação ambiental em suas aulas), além de estudantes de graduação, profissionais da área de meio ambiente, técnicos, empresários e consultores ambientais.

As contribuições devem ser originais, não sendo aceitos trabalhos já publicados ou submetidos à publicação em outros veículos. O acesso aos artigos publicados é aberto, através da página da Revista. Os artigos são avaliados pelos editores e por consultores ad-hoc, especialistas nos temas tratados e à anuência do editor-chefe. A submissão deverá ser feita por via eletrônica pelo sistema eletrônico da revista Biodiversidade em Pauta, após realizar cadastro como autor.

 

POLÍTICA DE SEÇÃO

 

BIODIVERSIDADE EM PAUTA publica artigos em três seções:

1. Biodiversidade em Foco: Seção destinada à publicação de textos comunicando os resultados de pesquisas em biodiversidade recentemente publicadas em periódicos científicos. O texto deve ter entre 1.000 e 2.000 palavras. Não devem haver seções como Introdução, Métodos, etc., mas o texto pode ser dividido em tópicos com entretítulos, se desejável. Ao longo do texto é importante introduzir brevemente o assunto/questão aos leitores; explicar como foi feita a investigação (não há necessidade de se esmiuçar métodos e análises, mas transmitir uma ideia geral ao leitor); quais resultados foram encontrados; como o estudo altera a percepção anterior sobre o tema, e possíveis impactos diretos ou indiretos (se houver) para a sociedade.

2. Biodiversidade na Escola: Seção destinada à publicação de textos mais relacionados à área de educação, com foco no ensino de biologia, biodiversidade, educação ambiental e suas interrelações na Educação Básica. Os textos (entre 1.000 e 2.000 palavras) podem conter novas metodologias de ensino destinadas aos níveis de Ensino Fundamental e Médio, modelos facilitadores do aprendizado, desenvolvimento de sequências didáticas, dentre outros temas relevantes na área. 

3. Reflexões e Opinião: Textos entre 1.000 e 2.000 palavras que discorrem a respeito de temas atuais (eventualmente que estejam na mídia), questões polêmicas ou que causem comoção social, dentre outros tópicos relevantes à biodiversidade que possam ser de interesse também da sociedade não acadêmica. São também aceitas entrevistas sobre temas relacionados a Biodiversidade e ao seu uso.

 

LINGUAGEM E ESTILO

Os textos submetidos à BIODIVERSIDADE EM PAUTA devem ser escritos para um público não especializado, como estudantes e professores de ensino médio, estudantes de graduação, gestores ambientais, entre outros. Portanto, atenção especial deve ser dedicada ao estilo e à linguagem adotados, diferentes do padrão de publicações científicas. Algumas recomendações, baseadas no "Pequeno Manual de Divulgação Científica" de Cássio Leite Vieira (1998):

  • Atraia a atenção do leitor na abertura do texto;
  • Use analogias para facilitar a compreensão de conceitos abstratos;
  • Evite jargõe científicos, mas, quando eles forem indispensáveis, procure explicá-los;
  • Lembre-se que conceitos básicos para um especialista podem ser desconhecidos por pessoas de outras áreas;
  • A linguagem deve ser simples, clara e não rebuscada, mas não simplista ou didática em excesso;
  • A depender do assunto, deixe claro aos leitores o que são resultados testados, hipóteses ou especulações.
  • Evite fórmulas matemáticas, gráficos e tabelas. Caso alguma fórmula seja indispensável, cada variável deve ser explicada.
  • Escreva o essencial;
  • Evite sentenças e parágrafos longos;
  • Legendas de figuras devem ser autossuficientes, ou seja, o leitor não deve recorrer ao texto para compreender a figura.

 

AVALIAÇÃO POR PARES

Os manuscritos submetidos são enviado ao editor-chefe para verificação de escopo e normas editoriais. A seguir, cada manuscrito é encaminhado aos editores associados para emitirem seus pareceres. Quando necessário, os editores associados encaminharão os trabalhos a revisores ad-hoc que atuem na área da referida comunicação. Após avaliação, o manuscrito é reenviado aos autores para correções e, principalmente, adaptação de linguagem. Depois de corrigido, o trabalho pode retornar aos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. A seguir, o artigo é encaminhado para edição de texto, editoração e publicação.

 

PERIODICIDADE

Semestral (maio e novembro)

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

BIODIVERSIDADE EM PAUTA oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público, a fim de proporciona maior democratização do conhecimento.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

A BIODIVERSIDADE EM PAUTA é uma revista de acesso aberto sob uma licença Creative Commons (Creative Commons Attribution 4.0 International License) - o que significa que todos os artigos estão disponíveis online no formato PDF para todos os usuários imediatamente após a publicação. Os usuários têm o direito de ler, baixar, copiar, redistribuir e adaptar o material para qualquer finalidade, desde que o autor e o periódico sejam devidamente creditados. Os créditos devem ser dados, incluindo informações sobre as eventuais modificações / adaptações realizadas. É indispensável que todas as imagens presentes nos manuscritos submetidos sejam de propriedade dos autores, ou possuam autorização expressa do proprietário (fotógrafo, ilustrador etc.) ou possuam licença prévia Creative Commons.