Qualidade dos serviços odontológicos da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários e dentistas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2025.v28.41715Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde., Serviços de Saúde Bucal, Avaliação da Qualidade dos Cuidados de Saúde., Odontologia.Resumen
Objetivo: Avaliar a qualidade da atenção à saúde bucal na perspectiva de usuários e cirurgiões-dentistas. Método: Estudo transversal, com 222 usuários e 16 cirurgiões-dentistas de unidades de atenção primária à saúde. Coleta de dados com Primary Care Assessment Tool PCATool-Brasil Saúde Bucal. Considerada qualidade satisfatória quando o escore é superior a 6,6. Análise por meio dos testes t-Student e Mann Whitney U. Resultados: Escore geral 7,24 na perspectiva dos dentistas e 6,39 para usuários. Os componentes satisfatórios na percepção dos usuários: afiliação (8,42), utilização (9,17) e serviços disponíveis (7,14); e, na percepção dos dentistas, longitudinalidade (6,80), integração de cuidados (7,44), sistema de informações (8,06), serviços disponíveis (8,85), prestados (9,39) e orientação familiar (7,29). A comparação dos escores detectou diferenças significativas nos atributos integração de cuidados (p<0,001), sistema de informações (p= 0,001), serviços disponíveis (p<0,001), serviços prestados (p<0,001), orientação familiar (p<0,001) e orientação comunitária (p=0,033); bem como nos escores essencial (p<0,001) e geral (0,005). Conclusão: Os resultados demonstram diferenças estatísticas da avaliação da qualidade dos serviços entre os grupos, com melhores escores na percepção dos profissionais. Espera-se que o estudo colabore na implementação de estratégias que qualifiquem os processos de trabalho, e favoreçam uma assistência odontológica resolutiva e eficiente.


