Integração ensino-serviço na implantação de um curso de medicina no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.35377

Palavras-chave:

Educação médica, Educação em saúde, Atenção Primária

Resumo

Integrar o ensino de medicina e a rede municipal de saúde, segundo inúmeros estudos, contribui para a melhoria da formação médica e da assistência à saúde da comunidade atendida. O presente estudo analisou a integração ensino-serviço na atenção primária à saúde (APS) entre o curso de medicina do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Toledo, também no Paraná. Foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas com participantes da gestão municipal, coordenação do curso de medicina de Toledo, estudantes de medicina, professores que têm aulas práticas na APS e profissionais de saúde da APS que recebem alunos. A hermenêutica foi utilizada na análise dos dados. Entre as dificuldades apontadas observou-se: estrutura física inadequada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunicação parcial entre a SMS e a universidade, falta de um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) pactuado etc. Como sugestões para a melhoria do processo de integração, destacaram-se a capacitação da equipe de saúde e o planejamento da infraestrutura física.

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Biografia do Autor

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Médico, psiquiatra, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Docente Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). CV: http://lattes.cnpq.br/2082293854099988

Fabio Oliveira de Freitas, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Saúde da Família. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). CV:  http://lattes.cnpq.br/4570002967634184

Adriano Massuda, Fundação Getulio Vargas (FGV-EASP)

Doutor em Saúde Coletiva. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). CV: http://lattes.cnpq.br/3406163679812525

Cristina de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora do Programa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). CV: http://lattes.cnpq.br/2055621506612654

Sabrina Stefanello, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Ciências Medicas. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). CV: http://lattes.cnpq.br/9786403635183487

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais

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