Intervenção mediada por gamificacão para promoção do cuidado a cuidadores de idosos: relato de experiência no PROFSAÚDE – UFMA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.35066Palavras-chave:
Cuidador, Planejamento estratégico, Educação em saúdeResumo
Nosso objetivo aqui é relatar uma experiência em que se realizou uma intervenção mediada por gamificacão para a promoção do cuidado aos cuidadores de idosos no PROFSAÚDE–UFMA. Nesse percurso, o PROFSAÚDE–UFMA atuou com suas disciplinas na compreensão da magnitude dos problemas pelos quais passam os cuidadores de idosos, proporcionando vivências em um diagnóstico situacional real de uma unidade de saúde da família na capital do Maranhão. Nesse local, ocorreu uma experiência exitosa, com a gamificação que surgiu como produto de uma intervenção em vídeo para a melhoria dos cuidados aos cuidadores. Além disso, desenvolveu-se um mapa conceitual com a integração das disciplinas no PROFSAÚDE, demostrando a importância da produção do conhecimento seja na amplificação do potencial da educação em saúde de forma significativa e permanente, seja para a melhoria do planejamento e da avaliação dos serviços de saúde. Pretende-se, com a disseminação do conhecimento aqui exposto, proporcionar o envolvimento dos sujeitos e o apoio dos serviços de saúde na oferta de cuidados aos cuidadores de idosos.