Atendimento compartilhado de forma remota: um relato de experiência
Palavras-chave:
Consulta Remota, Atenção Primária à Saúde, COVID-19, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Devido à pandemia do Novo Coronavírus, foi preciso realizar uma redução da quantidade de consultas especializadas que eram agendadas. Uma das estratégias utilizadas para tentar manter os atendimentos com os médicos especialistas foi o teleatendimento, que ofertou a consulta do paciente junto com o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o especialista à distância. Objetivou-se relatar a experiência do atendimento compartilhado entre o médico da ESF e o neurologista, de forma remota. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foi selecionado um profissional da ESF com pacientes que estavam esperando consultas para a especialidade, tanto de primeira vez quanto de retorno. As agentes comunitárias de saúde fizeram busca ativa de todos os pacientes que estavam esperando consulta da especialidade, informando que a consulta tinha sido agendada e que ocorreria na Unidade Básica. Os médicos utilizaram webcam para uma melhor interação. O médico da ESF apresentava o caso para o especialista, que conversava com o paciente sobre sua demanda, com isso repassava as orientações necessárias, tais como reajuste da dose, troca de medicamento, análise de exames já solicitados, programavam o período de retorno do paciente quando necessário, dentre outros. Conclui-se que o atendimento compartilhado no período de pandemia ajudou na redução da fila de espera, dos custos de deslocamento do paciente e trouxe uma aproximação dos médicos que conseguiram discutir a melhor abordagem a ser utilizada. Além disso, por não precisarem se deslocar, tanto o especialista quanto o paciente conseguiram realizar um atendimento mais seguro, diminuindo a possibilidade de contrair a COVID-19.