ESTADO NUTRICIONAL, ANEMIA E PARASITOSES INTESTINAIS EM GESTANTES DE UM MUNICÍPIO DO CURIMATAÚ PARAIBANO

Autores

  • Arthur Silva Bezerra Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Vanille Valério Barbosa Pessoa Cardoso UFCG
  • Vanessa Santos de Arruda Barbosa Unidade Acadêmica da Sáude, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15910

Palavras-chave:

Enteropatias Parasitárias, Cuidado Pré-natal, Saúde Pública

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer o perfil socioeconômico, nutricional, hematológico e determinar a prevalência de infecção por enteroparasitos em gestantes do município de Cuité-PB. A coleta de dados foi realizada na Estratégia Saúde da Família entre os meses de maio a julho de 2014. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado e entrevistas livres. Foram feitos exames parasitológicos de fezes pelo método de sedimentação espontânea. Foram coletados resultados dos exames hematológicos e de características obstétricas do cartão da gestante. Para avaliação nutricional foi utilizada balança antropométrica com estadiômetro para aferição de peso e altura. Utilizou-se o teste Qui-quadrado (p<0,05) para se avaliar associação entre variáveis e os dados foram processados no programa estatístico SPSS. Das 45 gestantes que participaram da pesquisa a maioria relatou possuir apenas o ensino médio e possuírem renda mensal de até um salário mínimo. A maior parte apresentou estado nutricional eutrófico (48,5%). A prevalência de enteroparasitoses encontrada foi de 48%, sendo os enteroparasitas mais frequentes: Entamoeba coli e E.histolytica/E.dispar. A utilização de água de procedência inadequada para beber mostrou-se associada à infecção por parasitas intestinais (p=0,027). Observou-se uma prevalência baixa de anemia. Os resultados apontam para a existência de uma população exposta a riscos de infecção por enteroparasitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Silva Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em Farmácia, Unidade Acadêmica da Educação, Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Vanille Valério Barbosa Pessoa Cardoso, UFCG

MSC. Professora Assistente, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva, Unidade Acadêmica da Saúde (UAS), CES, UFCG.

Vanessa Santos de Arruda Barbosa, Unidade Acadêmica da Sáude, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande.

Professora Adjunto nível IV da Universidade Federal de Campina Grande, ministra as disciplinas Parasitologia Humana e Parasitologia Clínica. Possui Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2002), graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Castelo Branco (1999). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em epidemiologia de doenças parasitárias e vetores e na área de Radiobiologia.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais