EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Lucia Fellegger Fernandes Alves Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina/Casa de Saúde Santa Marcelina
  • Fernanda Ferreira Marcolino Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina/Casa de Saúde Santa Marcelina

Palavras-chave:

atenção primária à saúde, educação em saúde, obesidade, hábitos alimentares, exercício

Resumo

Diante da relevância da obesidade como problema de saúde pública e sabendo que as ações de promoção da saúde e hábitos saudáveis de alimentação são condutas eficazes para prevenir a evolução deste agravo, este estudo objetivou identificar as mudanças no estilo de vida a partir do processo educativo na percepção de participantes de um grupo de educação nutricional. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, sendo constituída por seis sujeitos - adultos obesos com ou sem co-morbidades associadas que participaram do grupo de educação nutricional desenvolvido em uma UBSF localizada na Zona Leste do município de São Paulo. As entrevistas foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e, posteriormente, transcritas na íntegra, categorizadas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo preconizada por Bardin. Os discursos foram agrupados em seis categorias, que evidenciaram mudanças significativas e duradouras dos hábitos alimentares, com repercussão no âmbito familiar, além de novas significações para a prática de atividade física. O trabalho em grupo possibilitou a troca entre os saberes formais e populares e mostrou-se um recurso interessante para se conduzir o processo de educação em saúde, favorecendo as mudanças no estilo de vida. Torna-se relevante a valorização dessa ferramenta de trabalho pelos profissionais da atenção básica a fim de tornar as ações mais efetivas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)