Percepção ambiental como fator de saúde publica em área de vulnerabilidade social no Brasil

Autores

  • Helena Salgueiro Lermen
  • Paul Douglas Fisher Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

meio ambiente, saúde ambiental, lixo, doenças

Resumo

Os moradores da Vila Parque Santa Anita, uma favela situada no município de Porto Alegre, RS, Brasil, estão expostos a uma série de problemas ambientais que impactam  a saúde dos moradores. A existência desses problemas ambientais parece estar relacionada à forma como os moradores percebem o seu meio ambiente e a quem eles atribuem a responsabilidade por este. O objetivo desse estudo quanti-qualitativo foi descrever como a população local percebe sua relação com o meio ambiente da vila. O estudo também compara a percepção ambiental dos moradores que trabalham com coleta de lixo (catadores) com a do resto da população da vila. Das 85 pessoas que responderam ao questionário, 13 eram catadores. A parte qualitativa do estudo envolveu a distribuição de câmeras descartáveis a cinco catadores e quatro não-catadores. Foi pedido a estes moradores que tirassem fotos do meio ambiente, da poluição e suas causas dentro da vila. Os fotógrafos foram então solicitados a explicar o significado de suas fotos. Enquanto os moradores com maiores níveis de escolaridade mostraram um maior grau de sensibilidade ao meio, isso parece não ser transformado em um maior grau de consciência ambiental em termos de responsabilidade pelas condições do meio ambiente. Não surpreende que aquilo que os não-catadores percebem como o lixo e poluição, os catadores percebem como um recurso para sua sobrevivência. Além disso, os catadores apresentam mais problemas respiratórios que os não-catadores. As interpretações dos moradores sobre as fotos indicam que os mesmos percebem o riacho que atravessa a vila como uma fonte de poluição, em vez de perceber a poluição do mesmo como uma consequência de suas atividades. Consideram, ainda, os ratos como a principal ameaça a sua saúde. Os moradores tenderam a colocar a responsabilidade de questões ambientais sobre a prefeitura, o sistema de coleta de lixo e sobre outros moradores, raramente assumindo para si tais problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Salgueiro Lermen

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Trabalha com promoção de saúde e psicologia comunitária em áreas de vulnerabilidade social de Porto Alegre.

Paul Douglas Fisher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Biologia - University of Victoria (1975), mestrado em Zoologia - University of Alberta (1979) e doutorado em Fisiologia - University of Alberta (1982). Atualmente é adjunct professor - University of Victoria, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor - Canadian Society For International Health. Trabalha em Sistemas de Informação em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação em saúde, ensino médico, saúde comunitária, e administração e planejamento em saúde.

Downloads

Publicado

2010-01-14

Edição

Seção

Artigos Originais