Educação em saúde sobre dispositivos eletrônicos para fumar: um relato de experiência com a maiêutica socrática
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2025.v28.47457Palabras clave:
Educação em Saúde, Adolescentes, Cigarro Eletrônico, Promoção em Saúde, TabagismoResumen
O crescente consumo de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), especialmente entre adolescentes, tem se configurado como um desafio relevante para a saúde pública e para a educação em saúde. A percepção de que esses produtos seriam menos nocivos que o cigarro tradicional favorece sua popularização, exigindo estratégias pedagógicas inovadoras que promovam reflexão crítica e autonomia nas escolhas relacionadas à saúde. O presente relato de experiência tem como objetivo descrever a aplicação de uma adaptação do método socrático, aliada ao uso da ironia, como estratégias pedagógicas para sensibilizar adolescentes sobre os malefícios dos DEFs. Além disso, buscou-se analisar, no contexto específico em que foi realizada, a efetividade dessa abordagem tanto de forma qualitativa quanto quantitativa, fornecendo subsídios para sua utilização em outros cenários da Atenção Primária à Saúde. A intervenção ocorreu em uma escola pública com estudantes adolescentes, sendo conduzida por acadêmicos de medicina no âmbito da disciplina Prática de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade. A atividade utilizou a dinâmica socrática com recursos visuais, recompensas e discussões interativas. Para avaliar seu impacto, foram aplicados pré e pós-testes anônimos e registradas falas espontâneas dos alunos, posteriormente analisadas por interpretação temática. Os resultados demonstraram avanço expressivo na compreensão dos riscos dos DEFs, com redução de crenças equivocadas e maior engajamento nas discussões. Assim, a experiência evidencia o potencial dessa estratégia de ensino para fortalecer ações de promoção e vigilância em saúde no território, em consonância com programas como o Saúde na Escola.


