Análise da formação em serviço proposta para farmacêuticos nas Residências Multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.41499

Palabras clave:

Capacitação em Serviço, Residência em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Equipe Multiprofissional, Farmacêuticos

Resumen

A Atenção Primária à Saúde desempenha um papel estratégico no Sistema Único de Saúde, sendo responsável pela resolução da maioria dos problemas de saúde da população e pela coordenação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde. A formação de profissionais para atuar nesse cenário é essencial para garantir a oferta de serviços de qualidade, acessíveis e integrados. A Residência Multiprofissional em Saúde é uma importante estratégia pedagógica para a formação profissional em serviço. Este estudo exploratório e descritivo, realizado por meio de pesquisa documental, analisou 28 projetos pedagógicos de residências da Atenção Primária à saúde e que ofertam vagas para farmacêuticos. O estudo revelou a presença de programas em todas as regiões do país, destacando a profissão farmacêutica como a quarta mais inserida. Além disso, a análise evidenciou que os programas utilizam metodologias ativas de ensino centradas na problematização e na vivência prática dos residentes, favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Destaca-se um direcionamento para a superação do modelo hegemônico de saúde, promovendo modelos alternativos centrados na comunidade e buscando uma clínica ampliada e compartilhada. Para a profissão farmacêutica as residências permitem um espaço privilegiado para promoção de uma prática colaborativa e fortalecimento do papel do farmacêutico. Esses programas oferecem uma formação que transcende a visão tradicional centrada no medicamento ou na doença, priorizando um cuidado integral e centrado no paciente.

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Biografía del autor/a

Aline de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Farmácia e mestra e doutora em  Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/4843021089743218

Laiane de Oliveira Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Farmacêutica na Clínica de Repouso São Marcello (CRSM). CV: http://lattes.cnpq.br/9639116005641557

Carla Tatiane de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/8863580027026957

Marcos Valério Santos da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Enfermagem em Saúde Pública e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP). Profesor da Universidade Federal do Pará (UFPA). CV: http://lattes.cnpq.br/0379783635000306

Wellington Barros da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/9898144580698933

Publicado

2025-01-09

Número

Sección

Artigos Originais